Os Implantes hormonais de testosterona funcionam com um deposito de testosterona implantado no tecido subcutâneo e é indicado principalmente para homens com hipogonadismo; síndrome clínica causada por deficiência da produção endógena de testosterona que compromete a saúde e causa os seguintes sintomas:
- Dimuido do libido ( desejo sexual )
- Impotencia sexual
- Perda de força muscular
- Sarcopenia (diminuição da massa muscular)
- Aumento da gordura corporal
- Perda de memória
- Cansaço constante
Os implantes também são chamados de pellets hormonais são implantados no tecido subcutâneo que possui uma combinação de hormônios indicado de acordo com as necessidades de cada paciente. Os hormônios utilizados são bioidenticos porque são semelhantes ao que o nosso organismo produz, mas são produzidos em laboratório. Uma vez inserido, o dispositivo libera gradualmente uma quantidade controlada na corrente sanguínea que será absorvida pelo organismo.
A baixa quantidade de testosterona no organismo pode afetar negativamente a função de múltiplos órgãos e a qualidade de vida. Os andrógenos desempenham um papel vital no desenvolvimento e manutenção da função reprodutiva e sexual masculina.
Com a idade, pode levar a diminuição da fertilidade, disfunções sexuais, diminuição da força muscular, diminuição da mineralização óssea, distúrbios do metabolismo lipídico e comprometimento cognitivo.
Por mais que muitos sintomas possam ser causadas pelo diminuição de testosterona que ocorre normalmente no envelhecimento, os sintomas e as doenças decorrentes disso podem se beneficias da terapia de reposição de testosterona.
São uma nova opção no mercado mundial e de melhor biodisponibilidade absortiva – não fazem pico de testosterona, podem durar de 6 a 9 meses, dependendo da dose implantada, não demandam injeções trimestrais, possuem custo mais elevado, mas vêm ganhando espaço rapidamente no mundo inteiro.
Vantagens do Implante Hormonal de Testosterona
- Não há pico hormonal;
- Duração média de 6 a 9 meses;
- Preservação da memória;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Aumenta a libido;
- Minimizam o hormônio responsável pelo estresse.
São implantados sob anestesia local, em região subdérmica no glúteo e as doses são decididas caso a caso. Geralmente são utilizados em conjunto com medicações que evitam a supressão testicular e consequente atrofia. Como são absorvíveis, não necessitam de novo procedimento para retirada dos pellets. Todos os homens em reposição hormonal com implantes, assim como em outras vias, necessitam melhorar seus hábitos de vida, com atividade física adequada, exposição ao sol (para melhora dos níveis de vitamina D), diminuição da ingesta de carboidrato noturno, substituição dos carboidratos de baixa qualidade por de alta qualidade, diminuição do consumo de álcool dentre outras estratégia.